O Instituto Negras em Ação integra o Comitê Impulsor Regional Campinas, que atua na mobilização para a Segunda Marcha Nacional das Mulheres Negras, marcada para o dia 25 de novembro de 2025, em Brasília/DF.
A Primeira Marcha Nacional das Mulheres Negras, realizada em novembro de 2015, foi um marco histórico de resistência, denúncia do racismo, do sexismo e da desigualdade social. Agora, convidamos você a caminhar conosco novamente, fortalecendo essa luta coletiva por reparação, justiça e bem viver.
Marchar pra quê?
“Marchamos pelo direito à vida, em defesa da democracia, pelo direito à humanidade, pelo respeito aos nossos direitos e pelo reconhecimento e valorização das diferenças de gênero, de raça/etnia, e de sexualidade nesta sociedade de classes sociais, em que vigora a versão ultra neoliberal.
Marchamos por reparação histórica, econômica, social, política e cultural, isto é para que tenham impactos estruturais. A escravização comercial contemporânea de africanos e africanas, a colonização e o genocídio são crimes que lesa a humanidade e não prescrevem (ONU/2001). Portanto, devem ser reparados. E o papel do Estado é fundamental nesta luta por justiça.
Marchamos também pelo Bem Viver como paradigma realizável. E que, diante de uma prática política contra desordem mundial/geopolítica e dos retrocessos nas políticas de direitos humanos, configura para nós um valor inegociável.
Portanto, você está convidada a participar da construção coletiva e plural deste novo pacto social , ético e político, por uma sociedade onde todas, todos e todes possam viver livremente, com justiça, igualdade de direitos, de oportunidades e de condições na vida e no mundo do trabalho.”
(Texto extraído do Boletim de maio/2025 do Comitê Impulsor Regional Campinas/SP)
Participe, some sua voz e suas ações. Juntas, somos mais fortes!


